Você, que possui terreno ou área, venha fazer uma parceria conosco!

Permuta de terreno para construção: o que é, como funciona e quais são as vantagens? 

Um tipo de parceria que tem se mostrado muito vantajosa e lucrativa é a permuta de terreno para construção. Este modelo de negócio tem atraído incorporadoras e imobiliárias, assim como investidores e, proprietários de terrenos, pois se trata de uma relação comercial em que todos se beneficiam.

A permuta de terreno para construção é um formato de negócio no qual um proprietário de terreno cede seu imóvel a uma empresa do ramo imobiliário, geralmente uma incorporadora, para que esta viabilize um novo empreendimento.

Você sabia que a Nestplan faz parceria para realizar o seu sonho? Aqui explicaremos um pouquinho de como funciona a permuta de terreno para construção e quais são as vantagens. Entenda!

Assim, o terrenista acaba tendo um ganho maior no seu terreno do que se o vendesse. Acompanhe o que preparamos para você entender sobre permuta de terrenos e saber como fazer parceria.

A NESTPLAN faz as seguintes permutas:

Permuta física, o proprietário (terrenista) entra no negócio com seu terreno e, em troca, recebe da incorporadora, imóveis, ao invés de dinheiro. Nesse caso, o contrato deve ser feito por uma escritura pública, a qual deve constar a data da entrega dos bens e todas as responsabilidades pela realização do empreendimento.

Por exemplo: Um terrenista tem dois lotes, quer construir um sobrado, mas não tem dinheiro para a construção. A Nestplan avalia o valor dos imóveis do terrenista, faz uma proposta de construção em um terreno, e em troca, recebe a outra área, ou, se o terreno não tiver um valor que cubra os valores construtivos e etc., é feito uma proposta financeira para o terrenista cobrir o valor restante.

Outro exemplo: O terrenista quer transformar sua propriedade em lotes. Ao fechar parceria com a Nestplan, por meio de um contrato de permuta de imóvel para construção, realizamos todo o processo de loteamento e entrega ao dono, ficando com uma parte dos lotes para si.

Existem diversos tipos de permuta física, tais como: gleba (terreno bruto) por lotes com infraestrutura, permuta de terreno por apartamento, casas, salas comerciais, entre outros.

O cálculo e a divisão dos ganhos em um contrato de parceria de incorporação imobiliária, as partes envolvidas na permuta de terrenos para construção varia em cada caso. Antes de tudo, é preciso determinar quanto vale o terreno.

Para isso, é feita uma pesquisa de mercado e diversos fatores são levados em conta, como o tamanho do terreno, seu aproveitamento arquitetônico, sua localização, o tamanho da cidade e empreendimentos ao redor, se há fácil acesso para chegar ao imóvel, transporte público, entre outros.

Deste cálculo, subtrai-se o valor dos impostos, da comissão de vendas e de alguns custos de obra, chegando a um valor final, que servirá de base para negociar a porcentagem de ganho de cada parte do negócio.

Quanto mais bem avaliado e mais nobre for o terreno, maior será o percentual de ganho para o proprietário.

Em todos casos, geralmente quem fica com a maior parte é a incorporadora, normalmente obedecendo uma escala de em média 60/40, já que ela que irá realizar todo o trâmite para o empreendimento acontecer, além de providenciar toda a infraestrutura necessária, que ao final, quase sempre, sai mais caro do que o valor do terreno.

Sendo assim, de forma geral, se um investidor, por exemplo, faz uma permuta com incorporadora e fornece um terreno para ser loteado em 100 unidades, ele ficará com 40 lotes, enquanto a incorporadora ficará com 60.

Há casos em que a divisão se estabelece a 50/50, tudo vai depender de cada situação. Nesse sentido, vale salientar que o crescimento da cidade é um dos principais fatores para valorizar o terreno, então quanto mais a cidade estiver crescendo, maior é o ganho do terrenista!

A NESTPLAN está aberta a analisar e realizar permutas com proprietários de terreno. 

Principais vantagens da permuta de terreno para construção:

Agora que você já conhece os principais tipos de permuta de terrenos para construção, além dos acordos legais mais comuns do negócio, entenda agora os motivos pelos quais fazer permuta com incorporadora é tão vantajoso.

Um ponto atrativo para o proprietário que realiza a permuta de terreno por meio de uma SPE (Constituição de uma Sociedade de Propósito Específico) é o benefício fiscal. Isto porque, na SPE, por constituir uma empresa, ele entra no negócio como pessoa jurídica e, sendo assim, o imposto é mais baixo que se fosse fazer como pessoa física.

Além disso, muitas vezes o terreno precisa passar por diversos processos de manutenção, como o nivelamento para terrenos com aclive ou declive, que provavelmente sairiam caro ao terrenista arcar com todos os custos sozinho. Com a ação da permuta de terreno para construção, ele consegue alavancar o valor do imóvel e ainda ficar livre de despesas.

Fazendo parte da SPE, em parceria com a incorporadora, o terrenista acaba tendo um ganho financeiro superior ao longo do tempo, sendo uma boa opção de investimento.

Isso não aconteceria se ele optasse por vender o terreno sozinho ou lotear o imóvel por conta própria, porque ele não teria estrutura necessária para fazer administração da carteira, dos recebíveis, da administração da obra, entre outros. Sendo assim, acaba sendo muito mais vantajoso fazer permuta com incorporadora, que cuidará de tudo por ele, enquanto faz seu imóvel valorizar e o dinheiro render.

Quer permutar? Vamos conversar?

A Nestplan empreendimentos imobiliários é uma empresa confiável e experiente, que realiza os sonhos de seus parceiros há mais de 35 anos. Recomendo!

Maria Silva

white-and-red houses
white-and-red houses

★★★★★